20 dicas para emagrecer com exercício

1.Mesmo para emagrecer, nunca esqueça que o carboidrato deve fazer parte de ao menos 60% da maioria das refeições do dia (desjejum e almoço), pois é fonte de energia e ativador metabólico;

2. Mantenha também a ingestão de alimentos fontes de proteína em todas as refeições: Grãos, Castanhas, Feijões, Tofu, Cogulemos, etc… A proteína fornece os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares apos os esforços físicos;

3.As frutas, verduras e legumes também devem estar presentes na maioria das refeições, para a oferta de vitaminas e minerais, perdidos com facilidade durante o exercício;

4. A boa hidratação e a adequada reposição com alimentos (sempre na primeira hora apos o exercício) farão com que o músculo se recupere mais rapidamente, ganhe disposição e acelere o metabolismo, para, inclusive, queimar gordura no repouso;

5.Nunca se exercite em jejum, nem deixe um intervalo maior que 4 horas da ultima refeição até a hora do exercício, tome inclusive água de coco ou bebida isotônica antes, durante e após o exercício;

6.O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo aumente ao menos 20%, com isso você pode perder gordura até mesmo sem restrição calórica, por isso que tem o famoso “comer de 3 em 3 horas”;

7. Aumente o consumo de fibras, alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço, e os vegetais em geral;

8. Evite o uso de laxantes e diuréticos artificiais pois eles promovem uma perda excessiva de líquidos, podendo assim causar desidratação. Esta não é uma forma saudável de emagrecimento. A curto prazo, o uso destes produtos pode ate causar uma sensação de perda, porem, esta perda não está relacionada aquela gordura excedente, e sim a perda de líquidos. O correto é ingerir uma refeição equilibrada que proporcione bom funcionamento de todos os órgãos;

9. Alimentos diuréticos podem ajuda-lo a não reter liquido durante o processo de perda de peso, como erva-doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá;

10. Evite o consumo excessivo de carboidratos a noite, ou seja: massas, pães, frutas e doces. Durante a noite estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso, necessitando, assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura, fato indesejável para as pessoas que querem perder ou manter o peso. É importante que o jantar sempre seja uma refeição menos farta que o almoço;

11. Para desfrutar dos prazeres de refeições em restaurantes, escolha sempre uma única opção (entradas, ou pratos elaborados com molhos, cremes e recheios). Desta forma você não estará abandonando totalmente a dieta e com certeza não vai recuperar os quilos eliminados;

12. Mastigue bem os alimentos. Esse processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, o que implica maior tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro e diminuindo a vontade de comer mais, ou seja, muitas vezes o excesso;

13. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, pois ela hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelos rins e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. Além disso,”engana” o estômago dando a sensação de saciedade;

14. Coma TOFU!. O tofu é rico em proteínas e apresenta bom teor de gorduras insaturadas.

15. Evite muito liquido durante as refeições. Seu excesso dilui o suco gástrico e distende as paredes do estômago, sobrecarregando todo intestino e prejudicando a assimilação dos nutrientes;

16. Evite bebidas alcoólicas durante as refeições(se quiser ter mais êxito, evite sempre!). O corpo ficara encarregado de queimar primeiro o álcool, pois este e tóxico ao organismo, enquanto isso, os demais nutrientes da dieta são armazenados nas reservas de gordura;

17. Evite o consumo de calorias vazias (doces, balas, açúcar refinado). O corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;

18. Evite o consumo alimentos com gorduras saturadas como frituras ou patês/maioneses feitas com óleo de soja ou similares. Creme de tofu é um ótimo acompanhamento e as frituras podem ser substituídos por alimentos assados.

19 Evite o consumo de gordura desnecessária. Oleaginosas fornecem gordura boa, mas o seu consumo não pode ser excessivo pois elas são muito calóricas

20. Dê preferencia aos assados, cozidos ou grelhados. Cada vez que você frita algo ele ganha pelo menos 35 calorias extras.

 

Fonte: Adaptado do www.rgnutri.com.br por Paulo Victor Pinheiro